top of page

URGENTE: STF torna Whashington Reis inelegível. Max Lemos pode assumir vaga de vice de Castro



O Supremo Tribunal Federal confirmou agora a pouco a inegibilidade do vice de Claudio Castro, Washington Reis. Gilmar Mendes, Ricardo Lewandoski e Edson Fachin votaram a favor da inegibilidade do vice de Castro. Kassio Nunes Marques e André Mendonça votaram contra.


Ex-prefeito de Duque de Caxias, cidade na Baixada Fluminense, Reis foi condenado por crime ambiental, que segundo a Justiça aconteceu entre 2001 e 2006. Reis ainda tem direito de reverter a decisão baseado nos embargos infringentes. Esse instrumento jurídico pode ser usado toda vez que dois dos cinco ministros da turma votam pela absolvição do réu. Dessa forma, a ação pode ser julgada pelos onze ministros do STF, no plenário.


MAX PODE SER VICE - Nos bastidores, informações apontam que uma das alternativas apresentadas ao governador Cláudio Castro é a substituição de Reis de sua chapa. Nesse caso, um dos nomes mais cotados seria o do deputado estadual Max Lemos, que comandou a secretaria de Infraestrutura do Estado e concorre a uma vaga como deputado federal.


A escolha de Max não se daria apenas pelo grau de confiança do governador, mas também por conta de sua influência na Baixada Fluminense, território onde Whashington Reis é muito forte. Com colégio eleitoral em Queimados, Max seria outro nome forte da baixada, minimizando os impactos da saída de Reis da chapa.


O governador terá uma decisão muito difícil a tomar nos próximos dias.




0 comentário
bottom of page