top of page

Em pleno ano eleitoral, Pezão resolve subir alíquota do IPVA


Em pleno ano eleitoral, a presença do governador Pezão vai ficar [ainda] mais pesada no palanque de seus muitos aliados. Acontece que, tal como Dilma, o governador do estado enviou um projeto de lei à Assembleia Legislativa (Alerj), que reajusta o IPVA. Uma das mudanças mais importantes é na alíquota cobrada sobre carros Flex, que vai de 3% para 4% sobre o valor dos veículos. Os carros a gás natural também poderão ter um aumento do tributo, de 1% para 2%. O aumento mais significativo apresentado foi para as motos, que vão de 2% para 3,5 %. Os carros a gasolina, no entanto, não têm previsão de alteração na alíquota, atualmente em 4%.

O projeto tem a votação prevista para ser iniciada hoje, mas deve receber emendas dos deputados. Neste caso, como as propostas vão precisar ser analisadas, a votação terá de ser concluída em outro dia. O deputado Luiz Paulo (PSDB), por exemplo, adiantou que pedirá mudanças no aumento dos motoqueiros, o maior deles. “Este valor está muito alto. Vou tentar uma redução, negociando com os outros deputados. Não sei por que o governo quer aumentar tanto o IPVA das motos, que nem prejudicam tanto o trânsito.”

Ou seja, além de ser o único estado do país com vistoria anual, o Rio vai reforçar sua posição como um dos que cobram o IPVA mais alto. Depois não vai reclamar se o pessoal continuar emplacando seus carros no Espírito Santo.

0 comentário
bottom of page