top of page

De olho em 2022, Aluízio se esquiva de desgaste com eleições do ano que vem


Para um típico operador da política, cuja atividade é o ganha-pão, um cenário pós-governo, sem cargo ou mandato para se pendurar é um pesadelo. Tal urgência justifica a briga de faca nos bastidores entre grupos que tentam emplacar a todo custo um candidato para chamar de seu. No entanto, para o prefeito Dr. Aluízio não é assim. Em conversas aos seus mais próximos confidentes, o prefeito mostra outro tipo de ansiedade: a de largar logo o terno e vestir de vez o jaleco verde de cirurgião. Mas o exercício profissional não é a desculpa para quem parece estar em "fim de carreira", pelo contrário: os dois anos que se seguirão após o mandato de prefeito serão para ele um período sabático, já que o bisturi lhe garante dinheiro suficiente para uma vida mais que confortável, enquanto se desintoxica do Butantã que se tornou o quarto andar e os corredores da prefeitura.

Para Aluízio, a temporária distância do poder não é o pior dos cenários. Para isso ele aposta em ações de reforço de marketing para deixar uma imagem que transcenda seu mandato, garantindo uma eleição tranquila para deputado em 2022 ou para, quiçá, voos maiores. No último encontro estadual do PSDB, com João Dória, Aluízio foi recebido com ares de celebridade e apontado, em muitas conversas, como alterativa do partido para o senado, ou mesmo o governo do Estado. Para que o plano dê certo, é fundamental que Aluízio se mantenha longe da briga pela sucessão em 2020, onde o desgaste com a Câmara pode comprometer a aprovação de suas contas em 2021, o que poderia o deixar inelegível por 8 anos. Mas não é só isso. Trata-se do risco de perder uma eleição (caso seu candidato não tenha sucesso) ou de ser responsabilizado por acordos que o mesmo fechar, caso ganhe. Isso sem mensurar a possibilidade de traição (Alair Corrêa, de Cabo Frio, que o diga...)

O fato é que, se conseguir concluir seu governo inaugurando grandes obras, como o Terminal Central, a Estrada de Santa Tereza, as tantas escolas licitadas e o Ginásio Poliesportivo e ainda não se desgastar com uma eleição de tantos candidatos, Aluízio já estará com a campanha de 2022 pronta, independente de quem vença. E, entre casar com um sucessor ou comprar uma bicicleta, Aluízio já fez a sua escolha: já posso imaginá-lo, ano que vem, pedalando até a Imbetiba pra comprar pipoca!


0 comentário
bottom of page