top of page

Governador sanciona lei de Welberth que protege doentes de Fibromialgia


O governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, sancionou, nesta quarta-feira (30), a lei 8.581/19, de autoria do deputado estadual Welberth Rezende (Cidadania), que cria o Programa de Cuidados para Pessoas com Fibromialgia (PCPF/RJ). A nova lei pretende ampliar os serviços para diagnóstico e tratamento da doença e capacitar agentes de saúde e familiares.

Witzel ressaltou a importância do projeto, durante o encontro, realizado no Palácio Guanabara. “A fibromialgia ainda é uma novidade para a medicina, mas para o paciente é uma terrível doença que causa muitas dores e incapacita as pessoas. O deputado trouxe essa proposta que foi aprovada na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e eu aqui sancionei o projeto”, disse Witzel.

O programa terá entre as diretrizes o respeito aos direitos humanos, a priorização do diagnóstico precoce, o enfrentamento a preconceitos sofridos por pessoas com fibromialgia, a diversificação de tratamentos alternativos e o desenvolvimento de atividades reguladas nas unidades de saúde.

Além disso, o poderá firmar parcerias com entidades e órgãos das prefeituras do estado. “Este programa procura congregar as necessidades das pessoas com fibromialgia com as possibilidades do Sistema Único de Saúde (SUS), utilizando-se a rede de cuidados existente nos municípios. Ele é fruto da iniciativa de um grupo de familiares e de pessoas que têm um canal de articulação com o mandato”, analisou Welberth Rezende.

Do site Notícias Macaé


0 comentário
bottom of page