top of page

Ditadura? Em Rio das Ostras quem critica o governo apanha da GM


Após o fim da "lua-de-mel" entre o prefeito de Rio das Ostras (eleito em eleição suplementar) Marcelino e a população, o governo tem tomado medidas extremas para tentar conter a avalanche de críticas das redes sociais. Uma delas é uma ordem dada pelo prefeito, determinando que filmagens em órgãos e repartições da prefeitura "só podem ser feitas com autorização expressa do Secretário de Comunicação". Assim, o papel da imprensa e do cidadão fica limitado à narrativa do governo de que "tudo vai bem".

Esta semana, a restrição à liberdade de expressão fez a primeira vítima. O blogueiro Cassiano Felipe, da página "Falando Rasgado" foi agredido pelo Guarda Municipal Marcos Antônio quando filmava as condições precárias do Parque da Cidade. No vídeo, o guarda tenta claramente aplicar uma "gravata" no blogueiro e tomar seu celular à força. A agressão só parou quando o blogueiro avisou que estava transmitindo o vídeo ao vivo. O oficial recuou da agressão mas alegou que o jovem não poderia estar ali "porque não tinha autorização da secretaria de Comunicação" .

O detalhe é que o jovem estava em uma área externa do Parque, em horário de funcionamento, com os portões abertos. Não invadiu ou violou nenhuma área restrita. Foi agredido, em local público, com o claro propósito de se evitar que as filmagens fossem a público. E, com certeza, não foi apenas a mão do guarda que o atacou. Por trás das mesas e do ar-condicionado, o prefeito e o secretário de comunicação são as mãos invisíveis que estão agredindo cidadãos e estuprando a Constituição Federal;

Fica aqui a solidariedade deste jornalista e o repúdio a esta política autoritária que está vigorando em Rio das Ostras

Veja o vídeo abaixo.


0 comentário
bottom of page