top of page
  • e

Jornal tenta fortalecer Chico, "enfraquecendo" candidaturas de Danilo, Igor e Longobardi


Quando, há duas semanas, publicou uma foto de quase meia página estampando o vereador Chico Machado em sua capa de Domingo, o jornal O Debate mostrou ao seu público a quem prefere no pleito de 2016. Após perder os atos oficiais da Prefeitura de Macaé, Carapebus e Quissamã (em virtudes das denúncias de fraude em licitações apuradas pela Polícia Federal), o jornal precisa desesperadamente de um novo "patrono" para manter suas contas em dia. Com fama de milionário, Chico Machado aparece no horizonte como "parceiro ideal".

Hoje, dia 03/05, o jornal deu bandeira mais uma vez (com outra foto enoooorme de Chico na capa mais uma vez), ao publicar uma pesquisa do Instituto Gerp (Gerp?), mostrando que quase todos os candidatos no pleito caíram na preferência dos eleitores. O único que cresceu, adivinha, Chico Machado! Veja os números, publicados pelo jornal.

No gráfico acima, O Debate compara os dados da pesquisa atual com uma publicada em dezembro do ano passado pelo Instituto IGPP no jornal O Diário (seu maior concorrente). Interessante é ver que, na pesquisa publicada pelo jornal, quase todos os candidatos da oposição perderam votos (à exceção de Chico e Igor). Acreditar que Chico cresceu 16,1% em quatro meses eu até acreditaria. Porém, o que para mim coloca a pesquisa na completa surrealidade é o fato de Danilo Funke ter perdido 3% (logo ele, que é o principal nome da oposição hoje e tem ganhado simpatizantes a cada dia, com o apoio de Marina Silva). Outras pesquisas estão sendo feitas na cidade e logo esta tese, de que Chico é o único nome da oposição com condições de vencer Dr. Aluízio não passará de mera propaganda "Odebateística".

Na matéria, O Debate comete outra gafe ao colocar o nome de André Longobardi (PR), comparando com a pesquisa anterior. Ora, se na pesquisa anterior o empresário não foi citado, não há cabimento comparar seus dados hoje com o de Dezembro, quando não foi citado. Aliás, vendo a suposta queda de Danilo, começo a duvidar que o pré-candidato do PR tenha apenas 1% das intenções de voto. Outra coisa, qualquer jornalista que tenha assistido aulas básicas de estatísticas sabe que nunca se deve comparar as pesquisas de um instituto com outro. A mera alteração da metodologia pode gerar alterações severas, o que compromete qualquer comparação.

Diante esta pesquisa, "totalmente idônea", mostrando todo mundo mal e apenas Chico bem, só chego a uma conclusão: o jornal quer, claramente "matar" todas as demais candidaturas da oposição e polarizar o pleito entre Chico e Dr. Aluízio. Basta saber se isso vai colar.

EPÍLOGO: O jornal publicou a sua capa "ChicoMachadesca" no Face. Os comentários foram hilários. Confira alguns abaixo:

0 comentário
bottom of page