2020 já começou. Veja quem seriam os candidatos a prefeito de Macaé

February 13, 2019

Se você pensa que as eleições estão longe, é porque não conhece o fervor dos bastidores políticos, onde o ponteiro do relógio corre bem mais acelerado. As eleições do ano passado deram um vislumbre de como pode ser o processo, com a eleição de quatro deputados em Macaé: os federais Christino Áureo (PP) e Felício Laterça; e os estaduais Welberth Rezende (PPS) e Chico Machado. Tirando Christino, cuja atuação política está mais pulverizada pelo estado, os demais eleitos tornaram-se, por mais que neguem, pré-candidatos automaticamente. Além deles, algumas figuras, no bastidores, se articulam para se viabilizar. Os oposicionistas Danilo Funke (PSOL) e Amaro Luiz (PSD) já demonstraram publicamente a intenção, muito embora exista a tendência de uma aliança de Amaro com Chico (devido ao partido). Quanto a Danilo, existe a dúvida se ele optará por concorrer à segunda eleição majoritária ou se preferirá a opção mais segura, que é tentar uma vaga no Legislativo.

 

Com mais de 13 mil votos na cidade, o delegado federal Felício Laterça (PSL) é uma das lideranças emergentes da cidade e conta com a simpatia de boa parte do governo municipal, inclusive do próprio prefeito, que pode escolhê-lo como sucessor. Correndo por fora, também contando com a benção do prefeito está o secretário de Meio Ambiente Gerson Lucca, que foi candidato a vice-prefeito na primeira eleição majoritária que Aluízio concorreu, em 2008. Ironicamente, talvez por não ter chegado ao cargo, Gerson é o único vice que continua mantendo excelente relacionamento com o "chefe". E é nisso que ele aposta para ganhar a tão sonhada indicação.

 

No auge da carreira e contando com o presidente da Câmara. Dr. Eduardo como avalista, o deputado estadual Welberth é, atualmente, o pré-candidato mais credenciado para disputar a vaga. Porém, sua eleição depende de muitos fatores e um deles também é o apoio do prefeito, ainda que indireto, já que boa parte de seu grupo de apoio pertence aos quadros do Executivo. Outro fator importante é que boa parte, para não dizer a maioria, dos votos que obteve em Macaé (cerca de 18 mil) contou com o apoio de pelo menos seis vereadores. E, para o "Projeto Welberth" decolar é necessário que esta aliança se repita, sobretudo contendo o ímpeto dos que pretendem "vôos solo", como o secretário de Educação Guto Garcia, que só desistiu da candidatura a deputado (o que iria atrapalhar bastante Welberth) aos 47 do segundo tempo, por pressões de seu partido, o MDB.

 

Falando em MDB, com o líder do governo Julinho do Aeroporto cogitando sair, há a possibilidade da sigla tentar candidatura própria na cidade. E um dos herdeiros emedebistas deve ser o empresário André Longobardi, que foi candidato a vice na chapa de Chico Machado em 2016. André deve contar com o apoio do amigo pessoal, Waguinho, prefeito de Belford Roxo, que conseguiu eleger a esposa, "Daniela do Waguinho", com mais de 100 mil votos no estado. No entanto, em Macaé o apoio de Waguinho se traduziria mais em investimentos do que em voto.

 

Chico Machado, nem precisa dizer, é candidatíssimo a prefeito. Espera ele, mais uma vez contar com o espólio dos insatisfeitos do atual governo, ao mesmo tempo em que abrigaria os saudosistas das gestões Silvio Lopes e Riverton Mussi. Correndo por fora ainda temos o radialista Robson Oliveira, que tem investido alto no marketing para se situar entre as figuras emergentes locais. Além disso, caso esteja na hora e no local corretos Robson, no mínimo, pode formar uma chapa alternativa ao Executivo ou mesmo pleitear uma vaga de vice. 

 

Correndo por fora — Esta análise, é claro, é apenas um retrato do momento. Há muitas figuras proeminentes no Legislativo e fora dele, esperando apenas o momento certo para colocar as asas para fora. No entanto, neste momento, colocar-se como opção pode ser um perigo, sobretudo, devido ao talento que o prefeito tem em jogar aliados sonhadores no limbo. Sonhar não custa nada, a menos que o político não tenha a capacidade de manter seus sonhos guardados por enquanto. Para tudo tem sua hora... 

 

 

 

 

 

Please reload

Destaques do Blog
Please reload

Visto em

© 2023 por André Luiz Cabral