top of page

Guto Garcia se alia a empresário investigado por fraude pelo MP


Essa semana, o secretário de Educação Guto Garcia apareceu numa foto que, à primeira vista inocente, pode revelar o caráter das alianças que o político está celebrando de olho na bilionária Prefeitura de Macaé. Apesar de, na foto, a personalidade que chama mais atenção ao lado de Guto é o vereador Julinho do Aeroporto (que era seu maior crítico na Câmara, mas hoje caminha para uma aliança), outro personagem do fotograma também merece destaque: o nome dele é Mateus Batista, conhecido pela denúncia de uma suposta fraude que está sob investigação do HPM. A pergunta que fica no ar é a seguinte: o que interessa a Guto a "parceria" com um empresário de recente passado tão pregresso.

DE PEIXE PANGA A TURBINA DE AVIÃO — Em agosto de 2008, o então secretário de Saúde, Gustavo Gusmão anulou uma Ata de Registro de Preços, ganha pela empresa ANAZIRA A BATISTA COMÉRCIO E SERVIÇOS, administrada por Mateus Batista (filho de Anazira Batista, uma senhoria bem idosa que, pelo menos no papel, é "dona" da empresa). E ainda instaurou uma auditoria interna para investigar possíveis fraudes cometidas pela empresa no certame e no fornecimento do material ao HPM. Gustavo Gusmão, que é procurador municipal concursado (e de bobo não tem nada), percebeu que a empresa estava entregando ao hospitais materiais inferiores aos descriminados no Termo de Referência e no contrato assinado. Na prática, eles estavam cobrando por um determinado material e, para obter lucro de forma ilegal, fornecendo ítens de marcas e qualidade bem inferiores. A cópia de todos os documentos foi remetida ao Ministério Público federal e isso ainda vai dar pano para a manga.

A Anazira é de propriedade da mãe de Mateus.. Mas quem a representa de fato é ele, frequentando inclusive licitações, e outros dois "peixes", supostamente laranjas. Eles já são conhecidos como os três porquinhos da Barra, embora estejam mais para "três peixinhos". A empresa, funciona no endereço de uma peixaria no Parque Aeroporto e, em seu rol de atividades, executa uma infinidades de atividades, dos mais diversos ramos, como você pode ver abaixo:

47.22-9-02 - Peixaria 77.33-1-00 - Aluguel de máquinas e equipamentos para escritórios 77.21-7-00 - Aluguel de equipamentos recreativos e esportivo 77.39-0-03 - Aluguel de palcos, coberturas e outras estruturas de uso temporário, exceto andaimes. 77.39-0-99 - Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais não especificados anteriormente, sem operador. Peixaria. 81.29-0-00 - Atividades de limpeza não especificadas anteriormente 80.11-1-01 - Atividades de vigilância e segurança privada 46.79-6-99 - Comércio atacadista de materiais de construção em geral 46.34-6-03 - Comércio atacadista de pescados e frutos do mar 46.69-9-99 - Comércio atacadista de outras máquinas e equipamentos não especificados anteriormente; partes e peças 46.42-7-02 - Comércio atacadista de roupas e acessórios para uso profissional e de segurança do trabalho 46.41-9-01 - Comércio atacadista de tecido 46.79-6-03 - Comércio atacadista de vidros, espelhos, vitrais e molduras 45.30-7-02 - Comércio por atacado de pneumáticos e câmaras-de-ar 47.63-6-04 - Comércio varejista de artigos de caça, pesca e camping 47.61-0-03 - Comércio varejista de artigos de papelaria 47.63-6-02 - Comércio varejista de artigos esportivos 47.73-3-00 - Comércio varejista de artigos médicos e ortopédicos 46.49-4-08 - Comércio atacadista de produtos de higiene, limpeza e conservação domiciliar 47.22-9-01 - Comércio varejista de carnes - açougues 47.24-5-00 - Comércio varejista de hortifrutigranjeiros

VEJA ABAIXO A ÍNTEGRA DA DENÚNCIA FEITA AO MP E A PORTARIA DE INSTAURAÇÃO DO INQUÉRITO PELO MINISTÉRIO PÚBLICO


0 comentário
bottom of page