banner_940x145px_txt (1).png

Pesquisa do IBOPE aponta vitória com folga de Dr. Aluízio em Macaé


Se as eleições fossem hoje, Dr Aluízio ganharia com folga de todos os candidatos a sucessão municipal. Entre os dias 25 e 27 de julho, o IBOPE Inteligência realizou uma pesquisa de intenção de voto para a Prefeitura de Macaé. Neste momento, em que as candidaturas começam a se definir, o cenário de intenção de voto testado considera possíveis nomes que poderão participar pleito. O atual prefeito Dr. Aluízio (PMDB) obtém 44% das intenções de voto e lidera com vantagem a disputa pela Prefeitura de Macaé. Em outro patamar, com 25% das menções, aparece o pedetista Chico Machado. Igor Sardinha (PRB) tem 8% das citações, Danilo Funke (REDE) 4% e André Longobardi (PR) é mencionado por 2% dos entrevistados. Aqueles que declaram a intenção de votar em branco ou anular o voto são 13%, ao passo que 4% não sabem ou preferem não opinar.

Rejeição. O IBOPE também perguntou em quais dos pré-candidatos os entrevistados não votariam de jeito nenhum. Chico Machado é citado por 33%, Dr. Aluízio por 31%, André Longobardi por 23% dos respondentes, enquanto 22% mencionam Danilo Funke e 21% não votariam em Igor Sardinha. Os que não sabem ou preferem não responder somam 14% e 4% declaram de maneira espontânea que poderiam votar em qualquer um dos nomes apresentados. Nesta pergunta, os entrevistados podem mencionar mais de um pré-candidato.

Avaliação da administração municipal. A administração do Prefeito Dr. Aluízio é avaliada de maneira regular por 42%, enquanto cerca de um terço (34%) avalia de maneira positiva (ótima ou boa) e 23% a consideram como ruim ou péssima. Entrevistados que não sabem ou não respondem correspondem a 1% da amostra. Cerca de metade dos respondentes (51%) aprova a maneira como Dr. Aluízio vem administrando a cidade de Macaé, ao passo que 42% desaprovam e 6% não sabem ou não opinam.

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA (JOB Nº 0916 | 2016) Período de campo: a pesquisa foi realizada entre os dias 25 a 27 de julho de 2016. Tamanho da amostra: foram entrevistados 602 eleitores. Margem de erro: a margem de erro estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. Solicitante: O Diário da Costa do Sol Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro sob o protocolo Nº RJ – 08849/2016.


Visto em

© 2023 por André Luiz Cabral